A Associação de Xadrez de Bragança foi fundada no dia 14 de Dezembro de 1971 em Moncorvo, transferindo-se mais tarde para Vila Flor e depois, em Janeiro de 2005, para Mirandela, onde tem sede actualmente.
Miguel Martins, 0 - Fernando Nora (1944), 1 Rui Amendoeira, 0 - Lucas Silva (1882), 1 Rafael Teixeira, 1 - Simão Pintor (1888), 0 Agna Gabriel, 0 - Pedro Mendes (1586), 1
O CAMIR depois de na época passada ter participado com duas equipas na Taça de Portugal, inscreveu-se novamente esta época, mas agora apenas com uma equipa. Na 1ª eliminatória, a equipa mirandelense ficou isenta, defrontando na 2ª ronda, correspondente aos 32 avos de final a equipa C do Dias Ferreira de Matosinhos, jogo disputado em Mirandela, na sala de xadrez do INATEL, na tarde de sábado, dia 5 de Janeiro de 2008. Os matosinhenses foram superiores seguindo em frente. Para esta competição o CAMIR contava com os seguintes jogadores:
Já tinha vindo cá várias vezes mas nunca me tinha apercebido que dava para comentar. Como ex-jogadora do CAMIR, concordo plenamente com o que o Jog disse. É incrível ver as diferenças entre a associação distrital do Porto e a de Bragança e o mesmo se pode dizer dos respectivos sites. Quanto à mentalidade dos dirigentes, ui, não há comparação possível! Realmente esta associação é uma fachada e não sei para quê calendarizar campeonatos distritais por equipas. Vai jogar a equipa CAMIR A e a equipa CAMIR B? Quanto ao Camir, saí de lá muito desiludida! Tenho a dizer que o CAMIR podia ser um bom clube, principalmente com as verbas que tem. No Porto faz-se muito mais com bem menos!! Lá também quem é pago para treinar fá-lo e não se dá ao luxo de mandar os jogadores embora. Também nunca ouvi ninguém por lá dizer que não levava um jogador ao nacional porque esse jogador envergonhava o treinador. Há que dizer que um acto deste género ficou muito feio ao Roman Chemeris. Também lhe digo que não gostei que tivesse dito que eu não merecia ter ganho torneios, como por exemplo o Torneio das Noites Quentes. Já agora não merecia porquê? E vou deixar aqui uma sujestão: o elo não é tudo! E se uma equipa se inscreve numa competição do tipo Taça de Portugal deveria pôr a jogar os seus jogadores mais fortes, tentanto chegar o mais longe possível, caso contrário nem vale a pena a inscrição na competição. Quanto ao site, espero que não sirva apenas para pôr notícias sobre classificações e quando isso for feito, não se enganem nos resultados, um 5º é um 5º, não é um 4º! Mas também não estou aqui para "lavar roupa suja", no fundo, muito do que sou no xadrez devo-o ao Camir, mas sinceramente, anda a perder qualidades.
[Quero deixar aqui os meus parabéns ao Rafael Teixeira, és grande puto, e ao David Martins (futuro GM português) que só surpreende. Miguel, não desistas, mostra o que vales, mesmo com o pouco apoio que tens.]