A Associação de Xadrez de Bragança foi fundada no dia 14 de Dezembro de 1971 em Moncorvo, transferindo-se mais tarde para Vila Flor e depois, em Janeiro de 2005, para Mirandela, onde tem sede actualmente.
Miguel Martins, 0 - Fernando Nora (1944), 1 Rui Amendoeira, 0 - Lucas Silva (1882), 1 Rafael Teixeira, 1 - Simão Pintor (1888), 0 Agna Gabriel, 0 - Pedro Mendes (1586), 1
O CAMIR depois de na época passada ter participado com duas equipas na Taça de Portugal, inscreveu-se novamente esta época, mas agora apenas com uma equipa. Na 1ª eliminatória, a equipa mirandelense ficou isenta, defrontando na 2ª ronda, correspondente aos 32 avos de final a equipa C do Dias Ferreira de Matosinhos, jogo disputado em Mirandela, na sala de xadrez do INATEL, na tarde de sábado, dia 5 de Janeiro de 2008. Os matosinhenses foram superiores seguindo em frente. Para esta competição o CAMIR contava com os seguintes jogadores:
Se fosse um site de associação mesmo, com CDA, planos de desenvolvimentos do xadrez no distrito e o desenrolar da sua aplicação, regulamentos das provas distritais e outras actividades a realizar nesta época, no MÍNIMO DOS MÍNIMOS (do género daqueles que estão ali do lado direito na zona que diz ASSOCIAÇÕES)... agora o que se cosntata é ser mais um site de publicidade ao CAM! AXB contém o CAM, mas AXB é diferente de CAM, a AXB tem que ser pelo distrito o CAM é só pra si e por si, o problema é que as pessoas todas da AXB são do CAM e não lhes interessa desenvolver mais clubes no distrito porque núcleos de pessoas para jogar há, as pessoas da associação é que só se empenham em gastar esforços e recursos no CAM, têm medo de perder o absolutismo.
eles que venham mas o CAMIR lá tem medo de alguém?! o problema é que ninguém aparece, se calhar os outros é que têm medo do CAMIR! Não há mais clubes no distrito? Sim é verdade, e a culpa é de quem? do CAMIR? ERRADO... A culpa é das pessoas do distrito que não os fazem... O CAMIR não tem de impulsionar ninguém a fazer clubes...
mais uma vez é confundida a função da associação com um mero clube. a associação tem essa obrigação.
cara personagem, como disse no coment anterior, o que esta em causa não é o medo ou falta dele de qualquer clube que componha a AXB, mas a passividade da AXB na fomentação de projectos e criação de clubes e isto porque toda ela é manipulada por pessoas que pertencem ao CAM, violando um dos pressupostos dos regulamentos da FPX.
Para concluir: na pratica a associação não é mais que uma fachada que nao tem utilidade nenhuma.
Nunca vi a AXB em macedo a pegar nas pessoas que jogam e ajudalas a criar um clube, nao servirá pra isso?? Soube de um grupo de pessoas que também joga e que tentou criar um clube em Bragança... Também foram ignorados pela AXB... Porquê?? A unica explicação é a manipulação do CAM sobre a AXB, para se poder gabar a titulo pessoal, como acontece neste site em que nao se fala de nada sobre AXB mas sobre CAM CAM CAM... nao vejo utilidade pública nisso.